Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
 Vigors, 1824
Subfamília: Accipitrininae
 Vigors, 1824
Espécie: S. ornatus

Nome Científico

Spizaetus ornatus
(Daudin, 1800)

Nome em Inglês

Ornate Hawk-Eagle


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Gavião-de-penacho

O gavião-de-penacho é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.

É conhecido também como apacamim, inpacanim e urutauran. Como o gavião-real, esta espécie encontra-se ameaçada de extinção na floresta Atlântica apesar de não figurar na lista nacional de espécies ameaçadas.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) spizas = falcão; e aetos = águia; e do (latim) ornatum, ornatus = com adorno, adornado, ornamentado. ⇒ Falcão águia com adorno.

Características

O gavião-de-penacho é uma ave de grande porte, medindo de 58 a 67 centímetros. Os machos podem pesar cerca de um quilo e as fêmeas, um quilo e meio. Em sua coroa possui um conjunto de penas que medem até 10 centímetros e formam um penacho preto. As laterais da cabeça, nuca e peito são castanho-avermelhadas, com a garganta, o ventre e os flancos brancos, com barras irregulares negras. O dorso e as asas são marrom-pardacentos, quase negros. Suas canelas são emplumadas e a cauda longa apresenta três barras cinza-pardacentas.

Subespécies

Possui duas subespécies:

Alimentação

Alimenta-se de várias espécies de aves, como araras, papagaios, maitacas, tucanos, cracídeos, macucos, inhambus, urus e pombas. Depois das aves, são os mamíferos as presas mais freqüentes: gambás, serelepes, quatis e porcos-espinho. Répteis, como grandes lagartos, são capturados em menor número. Mas pode se adaptar ao ambiente e às presas que encontra. Existe um registro de um ninho em uma área de transição mata atlântica/cerrado em Minas Gerais onde a principal presa eram micos (Callithrix sp.), abundantes na região.

Reprodução

Realiza voos de acasalamento um ou dois meses antes do início da postura dos ovos, quando a fêmea permanece em poleiros nas proximidades do ninho, construído no topo de árvores com alturas que variam de 16 a 30 metros, normalmente em bifurcação primária ou secundária, é uma imensa plataforma de galhos secos que ultrapassam 1 metro de comprimento e largura.. No Brasil, a época reprodutiva se inicia em agosto com os trabalhos de retoque do ninho. A postura é de único ovo, sendo incubado durante 48 a 51 dias. A fêmea fica responsável pela incubação no ninho sendo alimentada pelo macho, como acontece com outras espécies do gênero e outras águias de grande porte. O filhote abandona o ninho com mais de 80 dias, mas permanece no sítio reprodutivo e dependendo dos pais por, cerca de 15 meses, fazendo com que haja um intervalo de pelo menos dois anos entre uma reprodução e outra.

Hábitos

É um gavião encontrado em florestas com alto grau de conservação ou com pouca alteração causada pelo homem. Também pode ser encontrado em clareiras, próximo de rios ou da borda da floresta. Como o gavião-de-penacho é uma espécie que vive a maior parte do tempo dentro da floresta, é ali também que vai caçar. Geralmente utiliza poleiros altos.

Distribuição Geográfica

Todo o Brasil e também do México à Argentina.

Referências

Galeria de Fotos